Yoga
Em funcionamento na Biblioteca Municipal de Mangualde no seguinte horário:
3ª feira - 9:30 - 10:30
5ª feira - 17:30 - 18:30
Ludoterapia
O que é?
Para a formação da personalidade contribuem vários processos de aprendizagem, entre os quais a aprendizagem motora e de actividades lúdicas.
No jogo infantil, que vai diferindo de acordo com as diferentes etapas do desenvolvimento psicomotor da criança, existe uma assimilação da realidade através da interacção da criança com o meio ambiente e com o outro.
Recorrendo a um espaço lúdico consegue-se trabalhar várias problemáticas, reconhecer os sentimentos que a criança exprime, e reflectir sobre eles de modo a possibilitar-lhe uma visão interior do seu comportamento.
Através do jogo simbólico é dada à criança uma possibilidade de conquistar o seu equilíbrio, mantendo-se um profundo respeito pela sua capacidade de solucionar os seus próprios problemas. A responsabilidade de fazer escolhas, ou estabelecer mudanças, pertence à criança. É lhe dada a oportunidade de adquirir auto-confiança, auto-respeito e construir a sua auto-estima.
A evolução terapêutica, que começa por intermédio do material lúdico, na sala de brinquedos, numa relação dual, expande o seu campo de acção para os comportamentos e relacionamentos no dia-a-dia com os outros, pois a mudança vem do interior da criança e adquire um certo valor permanente.
Para a criança é uma brincadeira, mas uma experiência de ludoterapia é muito mais do que isso! É um meio de auto-expressão para além da explanação verbal, que conduz ao entendimento dos seus sentimentos, a um valioso auto-conhecimento e a uma verdadeira higiene mental.
Quem pode beneficiar?
As crianças facilmente identificadas como crianças-problema são frequentemente encaminhadas para a ludoterapia por pais, professores, médicos ou outros responsáveis.
São as crianças agressivas, perturbadoras, barulhentas que criam constantemente novas dificuldades, não somente para elas próprias mas também para os que contactam consigo prolongadamente. Também os problemas com os estudos escolares frequentemente coexistem com conflitos emocionais e tensões.
As sessões de ludoterapia têm-se mostrado eficazes para resolver esses problemas, dando à criança condições de explorar os seus sentimentos e atitudes, de se libertar das suas emoções reprimidas, tensões, medos e ansiedades, alcançando ao final da terapia uma evolução psicológica e uma maior maturidade.
No entanto, existem outras crianças a precisar também de auxílio, que vivem fragilmente, retraídas, mas que como são quietas e não provocam distúrbios são deixadas sozinhas. Essas crianças necessitam tanto ou mais de terapia e dos benefícios que ela possa lhes proporcionar.
São crianças que parecem recusar-se a crescer, nervosas, que roem as unhas, têm pesadelos, urinam na cama, têm tiques nervosos, recusam-se a comer, e manifestam outros tipos de comportamento que indicam ansiedade e tumultos internos. A ludoterapia oferece a essas crianças uma oportunidade de resolver os seus problemas, aprender a conhecê-los e amadurecer através da experiência terapêutica.
A terapia pela dança
É uma terapia pela arte que tem como mediador a dança. Sendo uma prática que utiliza o corpo expressivo em relação com o próprio, o outro, o espaço e o tempo é indicada a qualquer pessoa que beneficie deste tipo de trabalho. No entanto são conhecidos trabalhos com sucesso no âmbito da saúde mental, das Necessidades Educativas Especiais (desde défice de atenção e hiperatividade até ao autismo, síndrome de Down e outros), de vários tipos de dependências e da inserção social.
A terapia pela dança pode e é utilizada também de forma profiláctica no âmbito do desenvolvimento pessoal e social.

"Dançar é sentir, sentir é sofrer, sofrer é amar... Tu amas, sofres e sentes. Dança!"
Isadora Duncan
O Teatro é a vida e o mundo, o nosso palco!
Não façamos do espectáculo um fim em si…Despertemos para a arte e deixemo-nos guiar até aos teatros vazios de pessoas e cheios de criações.
As terapias pela arte são práticas que têm como mediadores terapêuticos a arte. Assim, em função da forma de arte em que é fundada a terapia encontramos a musicoterapia, a arteterapia, a dançoterapia, dramoterapia, ludoterapia, etc.
As terapias pela arte estão enquadradas no grupo das psicoterapias mediadas pelo corpo.