Untitled Document
NOTICIAS
Noites do Grémio

A Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves completou, no passado dia 22 de novembro, o seu 16º aniversário. A comemoração decorreu nas noites de 22 e 23 de novembro num espetáculo dedicado ao tema "As Noites do Grémio". Realizadas no átrio principal e átrio superior da Biblioteca Municipal, as sessões apresentaram lotação esgotada. O momento contou com a presença e participação do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, Joaquim Patrício, e do vereador da cultura, João Lopes que fizeram a abertura do baile com um foxtrot ensinado pelo departamento de dança da amarte, ao som de Glenn Miller.

 

Nestas "Noites do Grémio" - onde a música, a dança e a dramatização estiveram presentas, foi recriado um ambiente especificamente para o momento tendo sido usados como cenário, o mobiliário e os adereços do antigo Grémio de Mangualde. Os presentes tiveram a oportunidade de relembrar acontecimentos, personalidades e factos de importante relevância local, nacional ou internacional, que abrangem as décadas de 20 a 50. 

O Departamento de Teatro da amarte apresentou a peça de Almada Negreiros "Pierrot e Arlequim", e o de Dança apresentou dois apontamentos coreográficos - "dança da feiticeira" de Mary Wigman e uma homenagem à dança livre de Isadora Duncan.

Do espetáculo também constou a apresentação da peça de teatro "Portugal anos 40" (1ª sequência) de Luiz Francisco Rebello, encenada por Maria Aguiar, diretora do nosso Departamento de Teatro, e representada pelos seus alunos do Curso Técnico de Artes e Espetáculos da ESFA.

 

Foi com agrado que vimos, nos dois dias de espetáculo, a lotação esgotada! 


DANÇA

 "Dançar é sentir, sentir é sofrer, sofrer é amar... Tu amas, sofres e sentes. Dança!" 

 

Isadora Duncan

 

 

 

 

TEATRO

O Teatro é a vida e o mundo, o nosso palco!

Não façamos do espectáculo um fim em si…Despertemos para a arte e deixemo-nos guiar até aos teatros vazios de pessoas e cheios de criações. 

 

TERAPIA

As terapias pela arte são práticas que têm como mediadores terapêuticos a arte. Assim, em função da forma de arte em que é fundada a terapia encontramos a musicoterapia, a arteterapia, a dançoterapia, dramoterapia, ludoterapia, etc.

As terapias pela arte estão enquadradas no grupo das psicoterapias mediadas pelo corpo.

 


© 2013. AMARTE.




facebook



the room service
Parceiros:
mangualde biblioteca